Oitenta e quatro metros de comprimento, 88 metros de envergadura (distância entre a ponta das asas) e 175 toneladas (sem carga ou combustível). Inclui 32 rodas, seis motores e a capacidade de carregar o peso equivalente a mais de sete Boeings 737, o mais comum da aviação comercial. Essas são as características do Antonov An-225 Mriya, o maior avião do mundo. Para se ter noção de seu tamanho, ele comportaria, facilmente, mais de 1,5 mil pessoas.
Único exemplar em atividade, o avião pousou em São Paulo nesta segunda-feira. Chamado de "colosso dos céus", o gigante chegou em Viracopos, em Campinas, pela manhã e à noite segue para Guarulhos, na capital paulista, onde será carregado com um transformador de 155 toneladas que vai tirar uma cidade chilena inteira da escuridão. Segundo o aeroporto, esta será a maior carga já transportada na história da aviação brasileira e a segunda no mundo.
Na última vez que esteve pelo país, em 2010, o Antonov trouxe dos Estados Unidos equipamentos para a Petrobras.
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Mas para que é usado um avião tão grande?
O Antonov foi originalmente construído para transportar o Buran, o ônibus espacial soviético que fez apenas um voo (não-tripulado), em 1988. Com seu tamanho, muitos projetistas duvidaram que o avião conseguiria sair do chão. Por isso, foi apelidado de Mriya, que significa "sonho" em russo.
Voou pela primeira vez no dia 21 de dezembro de 1988, mas começou a operar comercialmente no ano seguinte. Os planos de construir mais unidades foram cancelados pelo fim da União Soviética e o colapso do programa Buran.
A aeronave foi aposentada em 1994, mas voltou a ser usada sete anos mais tarde, passando a atender um mercado restrito de cargas pesadas.
Atualmente, não tem sido usada apenas para fins comerciais e já foi comissionada para operações humanitárias como, por exemplo, o terremoto no Haiti, em 2010, e a tsunami em Fukuoka, no Japão, em 2011.
Capacidade
Com seis turbinas, o An-225 pode carregar até 250 toneladas, uma capacidade de carga muito maior que a de concorrentes como o Boeing 747-800 (140 toneladas).
O único avião a ter maior envergadura de asa que o An-225 é o Hughes H-4 Hercules "Spruce Goose". Entretanto, o Spruce Goose é mais curto, mais leve, nunca voou acima dos vinte e um metros (70 pés) e voou somente uma vez, ao passo que o An-225 já executou centenas de voos.
A grande vantagem da aeronave em relação a navios de carga é que o custo é menor e o tempo de operação, que poderia demorar meses, é bastante encurtado.
*com informações de agências