O governo brasileiro não tem interesse em conceder asilo ao delator do programa de espionagem americano Edward Snowden em troca de informações sobre a Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês). A informação é do site do jornal Folha de S.Paulo. Nesta terça-feira, o jornal havia informado a intenção de Snowden de colaborar com investigações sobre a NSA na esperança de obter asilo no Brasil.
O jornal publicou uma carta de Snowden "ao povo do Brasil", que supostamente será enviada às autoridades. No texto, o ex-analista de segurança afirma: "Hoje, se você carrega um celular em São Paulo, a NSA pode rastrear onde você se encontra, e o faz: ela faz isso 5 bilhões de vezes todo dia com pessoas do mundo inteiro".
>> Blog Olhar Global: Por que não conceder asilo a Snowden?
Esta é a segunda vez que Snowden pede asilo ao Brasil. No final de junho, logo depois que vieram à tona informações sobre o programa da NSA por intermédio dos jornais The Guardian e The Washington Post, que ouviram o ex-analista, ele enviou solicitação de asilo a mais de 30 países. Na ocasião, o porta-voz do Itamaraty, embaixador Tovar da Silva Nunes, havia dito que o governo brasileiro "não tenciona responder ao pedido".