A delegação da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) já está no Paraguai, reunida com representantes do Senado, para tentar buscar uma solução ao impasse criado após o Congresso ter aprovado a abertura do processo de impeachment contra o presidente Fernando Lugo.
Segundo o jornal Última Hora, de Assunção, a delegação está reunida desde as 11h (horário de Brasília) com os senadores. A comitiva diplomática é encabeçada pelo secretário-geral da Unasul, Ali Rodríguez Araque, e está por composta por Antonio Patriota (Brasil), Héctor Tímerman (Argentina), Alfredo Moreno (Chile), Luis Almagro (Uruguai), Nicolás Maduro (Venezuela), María Ángela Olguín (Colombia) e Ricardo Patiño (Ecuador), além da ministra de Desenvolvimento Rural da Bolívia, Nemesia Achacollo.
Está previsto para o meio-dia em horário do Paraguai (13h de Brasília) o início do depoimento de Lugo no Senado. Ele terá duas horas para apresentar sua defesa, diante dos cinco argumentos apresentados pela Câmara para justificar o processo de impeachment. Um deles é o massacre de sexta-feira passada em Curuguaty, 250 quilômetros a nordeste de Assunção, com a morte de 17 pessoas (seis policiais e 11 sem-terra).
A previsão é de que o resultado final seja conhecido por volta das 17h30min (horário de Brasília).