Um incêndio de grandes proporções atingiu, na manhã desta terça-feira (20), uma empresa no litoral norte de Santa Catarina, entre os municípios de Penha e Navegantes. A fumaça tóxica das chamas levou à interdição de trecho da BR-101.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, o chamado foi feito pouco depois das 8h. Não há registro de vítimas.
As informações iniciais davam conta de que se tratava de um “produto perigoso” que havia incendiado. Os bombeiros apuraram que seria hipoclorito de cálcio, usado para tratamento de piscinas. Havia cerca de uma tonelada do produto na empresa onde ocorreu o incêndio — cujo nome não foi informado pela corporação.
Ainda segundo os bombeiros, o produto químico em si não é tóxico, mas a fumaça é "por conta da quantidade de material combustível próximo, como plástico polietileno e matérias-primas para produção industrial”.
Considerado “de grandes proporções”, o incêndio foi também classificado como “normal, sem ação de produtos perigosos”.
O desafio dos bombeiros, neste momento, é proteger uma edificação localizada nas proximidades. Há, ainda, muito calor e material queimando no local.
Em nota, o Corpo de Bombeiros informa que as equipes estão atuando com cinco caminhões de combate a incêndio e um caminhão-pipa particular que está dando apoio às ações.