Com a chegada de mais uma massa de ar polar ao Rio Grande do Sul, municípios gaúchos preparam uma estrutura para abrigar pessoas em situação de rua, assim como fortalecer a doação de agasalhos e alimentos.
Em Porto Alegre, o Ginásio da Associação dos Funcionários do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), localizado na Rua Conde D'Eu, 66, bairro Santana, será disponibilizado emergencialmente para acolhimento neste sábado (11) e domingo (12). Na segunda-feira (13), a operação no espaço deverá ser desmobilizada.
A estimativa é de que 60 pessoas sejam recebidas no ginásio, com possibilidade de chegar a 100. A rede municipal conta ainda com 240 vagas em albergues noturnos. As pessoas que acessarem o ginásio recebem kit higiene, banho, jantar, lanche e café da manhã.
A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) estará com sua equipe de atendimento com horário estendido até as 22h para suporte à abordagem e encaminhamento aos equipamentos da rede ou às vagas oferecidas pela sociedade civil organizada. A operação conta com apoio da Cruz Vermelha e suporte da Defesa Civil, Samu e Consultório na Rua para atendimento a emergências.
De acordo com a Fundação, ao longo desta semana, entre 180 e 190 pessoas, em média, procuraram os abrigos da Capital.
Na Região Metropolitana, Canoas também está preparando uma operação especial para o final de semana de temperaturas baixas. O ginásio municipal será o ponto principal de acolhimento de até 150 pessoas. O município conta ainda com o Albergue Municipal Rotary Club, que atende até 70 usuários.
A população também pode comunicar a Prefeitura de Canoas sobre os locais onde forem encontrados moradores de rua para que eles sejam convidados a se abrigar no ginásio. O contato é através do telefone (51) 99133-8024. Canoas tem cerca de 2 mil moradores em situação de rua.
Na Região Central, Santa Maria dará continuidade ao trabalho de abordagem social a pessoas em situação de rua. As ações de busca ativa são feitas pelo serviço social e, há vagas nas casas de passagem. Com isso, não haverá a necessidade de abrigo em ginásios, conforme a prefeitura.
Na Serra, o projeto Hospedagem Solidária está em andamento em Caxias do Sul. A cripta da Igreja Nossa Senhora de Lourdes vai abrigar moradores durante todo o período de inverno, incluindo busca ativa aos sem teto. Cerca de 600 pessoas vivem na rua em Caxias do Sul.
Em Pelotas, a Secretaria de Assistência Social (SAS) aumentou em 30 o número de leitos disponíveis na Casa de Passagem, chegando a 84 vagas. Durante o dia, esses usuários podem recorrer ainda ao Centro Pop e ao Restaurante Popular para receber alimentação. Entre 250 e 340 pessoas estão em situação de rua no município do Sul do Estado. A prefeitura pede que as pessoas sigam doando agasalhos, em especial, pares de calçados e que sejam amarrados juntos, para facilitar a distribuição. Até o momento, foram arrecadadas 2.908 peças.
Operação de inverno também foi fortalecida em Rio Grande para este final de semana. O principal ponto de referência para moradores em situação de rua é o Centro de Assistência Renascer no Espírito (Care). Para quem está na rua e não aceita ir para o abrigo, a Secretaria de Cidadania oferece atendimento através do Serviço Especializado em Abordagem Social. As equipes realizam entregas de cobertores e ações para reinserção familiar e comunitária.
Quinze pessoas são atendidas nas ruas diariamente e, desde o começo desta onda de frio, já foram entregues aproximadamente 40 cobertores a moradores de rua.
Drive-thru do agasalho
A Defesa Civil Estadual promove neste sábado (11), das 9h às 15h, dois drive–thrus itinerantes simultâneos da Campanha do Agasalho 2022, em Porto Alegre e Uruguaiana. Nos pontos de arrecadação a população pode doar roupas, cobertores, calçados e alimentos não-perecíveis.
Porto Alegre
Onde: Avenida João Pessoa, nº 835, em frente a Redenção e próx ao Sesc, em Porto Alegre.
Uruguaiana
Onde: Rua 15 de Novembro, s/n, em frente à Praça Barão do Rio Branco, em Uruguaiana.