A Caixa Econômica Federal liberou, nesta quinta-feira (17), o Saque Calamidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para moradores de Petrópolis (RJ) afetados pelas chuvas. Parte da população da cidade já está habilitada a receber o benefício, destinado para pessoas atingidas por desastres. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220.
Os moradores que podem receber o benefício são identificados pela Defesa Civil municipal, através dos endereços. A solicitação do saque pode ser feita pelo aplicativo do FGTS, sem necessidade de ir até uma agência bancária. Além disso, a Caixa levará a Petrópolis um caminhão-agência, onde servidores prestarão auxílio à população prejudicada pela tempestade e pelos deslizamentos de terra.
Essa é uma das ações articuladas pelo governo federal para auxiliar as vítimas da tragédia em Petrópolis, que já deixa mais de cem mortos. A Defesa Civil Nacional já reconheceu a situação de emergência do município, o que possibilita que a União possa enviar recursos financeiros para reconstrução da cidade.
Na manhã desta quinta-feira, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, fez um sobrevoo na região e para a sexta-feira (18) está prevista a presença do presidente Jair Bolsonaro em Petrópolis, acompanhado do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho - Bolsonaro está em viagem no Leste Europeu e voltará ainda nesta quinta da Hungria diretamente para o Rio de Janeiro.
O Ministério da Defesa também autorizou o emprego das Forças Armadas para auxiliar as equipes municipais que trabalham no resgate de vítimas e na organização do município.
Há a possibilidade de que o governo federal edite uma Medida Provisória (MP), nos próximos dias, para abrir um crédito extraordinário no orçamento e destinar recursos financeiros para Petrópolis.
— Realmente teremos que reconstruir a cidade. Foram mais de 200 milímetros de chuva em apenas duas horas. Atingiu o coração da cidade, o Centro Histórico, onde há maior densidade urbana — disse o prefeito Rubens Bomtempo ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, na manhã de quarta-feira (16).
Previsão é de mais chuva
Na manhã desta quinta, a Defesa Civil emitiu aviso de chuva forte, para os períodos da tarde e noite, na região serrana do Rio. A prefeitura de Petrópolis mantém a orientação para que as pessoas que não estão em área de risco evitem sair de casa.
Mais de 20 pontos de deslizamento foram registrados em toda a cidade — apenas no Morro da Oficina, no Alto da Serra, um dos locais mais atingidos, dezenas de casas foram soterradas. Há ainda casos de pessoas que foram levadas pelas cheias nas ruas.
Segundo as últimas informações, 372 pessoas tiveram que deixar suas casas e estão acolhidas em abrigos ou casas de parentes e amigos.