Com três dias de calor intenso, o Rio Grande do Sul acende um alerta para o perigo de se refrescar em locais não recomendados para banho ou sem monitoramento. Desde sexta-feira (11), houve pelo menos um caso de morte por afogamento. Há ainda duas pessoas desaparecidas — os Bombeiros retomaram as buscas a elas na manhã deste domingo (13).
Em Gravataí, um homem morreu após se afogar no Rio Gravataí, no Distrito Industrial, na tarde de sábado (12). Ele foi identificado como José Luiz da Silva Borba, 42 anos. A Brigada Militar foi chamada por volta de 15h30min por um amigo de Borba, que informou que os dois haviam entrado no rio para se banhar. O amigo chegou a retirar a vítima da água para tentar socorrê-la, mas Borba não resistiu. Conforme a BM, o rio é profundo em toda a sua extensão e não é recomendado para banho em nenhum ponto.
Em Alegrete, na Fronteira Oeste, foram retomadas as buscas por um jovem desaparecido desta a tarde de sexta-feira — os trabalhos contam com o apoio de bombeiros mergulhadores de Santa Maria e Santiago. O jovem e outros dois amigos estavam jogando futebol na beira do Rio Ibirapuitã quando decidiram atravessar o rio a nado. Durante a travessia, Juliano Jardim, 18 anos, desapareceu na água.
Neste ponto, o rio tem profundidade de dois a três metros. Não há monitoramento por salva-vidas. O sargento Luís Antônio Melo Rodrigues, que atua há mais de 30 anos no Corpo de Bombeiros, alerta para o perigo de se banhar em um local como este:
— As pessoas devem evitar locais não recomendados para banho e ficar sempre perto dos salva-vidas. Quando forem se banhar em qualquer local, também é importante levar boias. Quem não sabe nadar não deve entrar na água.
Em Candelária, no Vale do Rio Pardo, o trabalho de buscas por um jovem desaparecido é feito desde a tarde deste sábado (12) pelo Corpo de Bombeiros Voluntários do município. Anderson Belotti da Silva, 20 anos, estava nadando com amigos no Rio Pardo, em um local conhecido como Prainha, quando desapareceu na água. A profundidade chega a mais de três metros em alguns pontos do rio.
No sábado, as buscas foram feitas até 20h30min. Ao longo deste domingo, os voluntários devem receber o auxílio dos bombeiros militares de Santa Cruz do Sul.