Um homem morreu e outro foi levado ao hospital após terem paradas cardiorrespiratórias na Praia do Campeche, em Florianópolis (SC), na manhã deste sábado (30). O homem que sobreviveu foi identificado como Mário Coutinho, médico cardiologista, 63 anos.
Já a vítima fatal era José Luís Timmers, 57 anos, que teria ido de Porto Alegre para o litoral catarinense. Conforme o Batalhão de Operações Aéreas (BOA), dos Bombeiros, as duas vítimas participavam de uma competição de natação, de volta à Ilha do Campeche.
Os dois casos aconteceram em momentos distintos. Inicialmente, os bombeiros que atuam no BOA foram chamados à praia para atender Mário Coutinho, próximo às 9h50min, que estava inconsciente. Enquanto ele era atendido, Timmers se afogou e foi retirado do mar também com parada cardiorrespiratória.
O piloto do helicóptero então se deslocou até a base e pegou uma segunda equipe de socorristas, para atender a nova vítima. Enquanto a aeronave fazia o deslocamento, o primeiro homem foi reanimado e estabilizado. A ida e a volta até a base durou cerca de seis minutos, segundo os bombeiros.
Quando a equipe de médicos chegou para atender o segundo paciente, o primeiro foi colocado no helicóptero e levado ao Hospital de Caridade, também em Florianópolis. Durante o segundo voo, os tripulantes foram informados de que a segunda vítima não tinha conseguido resistir e acabou morrendo ainda na praia.