A arrecadação de alimentos da última edição do sábado solidário de Caxias, no sábado (12), ficou abaixo da meta do Banco de Alimentos. Foram arrecadados cerca de 9 mil kg, quando o ideal seria pelo menos 12 mil kg. O número definitivo ainda está sendo contabilizado. No entanto, aumentou a arrecadação de um item importante: o feijão.
Conforme a diretora de Segurança Alimentar da secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, Maria de Lurdes Grison, o banco precisa de mais doações para atender as necessidades de 110 entidades. Embora o volume arrecadado nos seis primeiros meses, de 438 mil kg, tenha sido maior que o do mesmo período, quando foram doados 420 mil kg, a necessidade aumentou neste ano. Segundo a diretora, além de o número de entidades ter aumentado de 100 para 110, parte dos esforços de arrecadação do Banco de Alimentos está sendo destinada a 91 famílias que foram atingidas pelo temporal de Vila Oliva no início do mês de junho. As famílias estão recebendo cestas básicas uma vez por mês até dezembro.
O alimento arrecadado no sábado começa a ser distribuído na próxima quarta-feira (16). O Banco de Alimentos recebe doações na sua sede, rua Jacob Luchesi, 3181, junto à Ceasa. Quem não puder entregar doações no banco pode verificar a possibilidade de um transporte recolher o alimento na sua residência através do telefone 3211.5943.