Uma força-tarefa foi criada pela prefeitura de Farroupilha com a Brigada Militar para ampliar a fiscalização do transporte no município. A intensificação do trabalho ocorreu depois de uma denúncia de taxistas de que pessoas estão distribuindo cartões para fazer o transporte de passageiros, mesmo sem autorização.
O diretor de Trânsito, Daniel Troes, diz que parte desses motoristas está cadastrada para trabalhar em aplicativos como o Uber. Segundo ele, o município trata como irregular esse tipo de transporte, levando em consideração o Código Brasileiro de Trânsito. Ele explica, no entanto, que as fiscalizações incluem ainda outras irregularidades. Desde que a força-tarefa foi criada, foi identificado um motorista fazendo transporte irregular em van. As fiscalizações ocorrem em pontos estratégicos, como centro da cidade, hotéis, rodoviária e centros de compras.
Em relação à regularização do uso de aplicativos como o Uber, Troes explica que a prefeitura decidiu que fará a regulamentação desde que tenha demanda. Segundo ele, a prefeitura não foi procurada nem por motoristas nem por usuários.