O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul entre a madrugada e a manhã desta terça–feira (8) causou estragos no Estado e deixou pelo menos uma pessoa morta e outra ferida. Responsável pelos ventos fortes, a frente fria que chegou ao Estado provocou rajadas de mais de 100 km/h.
No km 27 da RS-240, na região de Portão, um motociclista morreu após bater em uma árvore caída na pista e, em seguida, ser atingido por um caminhão.
Cidades da região central tiveram transtornos, como São Gabriel, onde algumas casas foram destelhadas.
O vendaval atingiu a rede elétrica e deixou 111 mil pessoas sem luz no Rio Grande do Sul. Os municípios de Santa Maria e de São Gabriel foram os mais atingidos.
Em Porto Alegre, o vento forte provocou queda de árvores – uma delas atingiu um motociclista na Rua Joaquim Silveira, nas imediações da Rua Augusto Giordani, no bairro São Sebastião. O trânsito está parcialmente bloqueado.
A queda de árvores também provoca transtornos na Rua Eça de Queiroz, entre as ruas Felipe de Oliveira e a Dona Eugenia, no bairro Petrópolis. A linha 436 – Jardim Ipê está com trajeto alterado para realizar o desvio.
Rodovias gaúchas também enfrentaram bloqueio nesta manhã, mas todos os trechos já estão normalizados. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trânsito foi interrompido no km 410 da BR–290, em São Gabriel. Na mesma rodovia, a alteração foi em Vila Nova do Sul, no km 373. Ainda houve trânsito na BR–153, na altura de Caçapava do Sul, e na BR–392, no trecho entre Santa Maria e São Sepé.
Conforme o CRBM, há uma árvore sobre a pista do quilômetro 24 da RS-240, em Capela de Santana, entre Montenegro e Portão. O trânsito segue lento.
Acompanhe ao vivo a situação do Estado: