Uma avaliação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) aponta para um tornado o fenômeno que atingiu o distrito de Vila Oliva, no interior de Caxias do Sul no mês passado. Até agora, o órgão não havia se manifestado sobre as características do fenômeno. O levantamento, no entanto, não é conclusivo. As informações são da Gaúcha Serra.
Leia mais:
Vila Oliva, em Caxias do Sul, tenta retomar a rotina após temporal
Prefeitura de Caxias do Sul decreta situação de emergência por estragos causados por temporal
Defesa Civil de Caxias do Sul estima prejuízo de R$ 7 milhões com o temporal
Temporal causa uma morte no distrito de Vila Oliva, em Caxias
De acordo com INMET, não havia equipe especializada para ir até Vila Oliva. Dessa forma, a análise técnica foi realizada por meio de imagens de satélite, radar, modelos numéricos de previsão do tempo e fotos divulgadas na imprensa. Segundo o instituto, pelos dados levantados, "suspeita-se", que, de fato, foi um tornado que atingiu o distrito na madrugada de 8 de junho. O fenômeno deixou dois mortos e danificou ou destruiu 131 casas.
CONFIRA O COMUNICADO DO INMET
Por não dispormos de uma equipe especializada em ir até o local do ocorrido, fizemos nossa análise técnica através de algumas imagens de satélite, de radar, modelos numéricos de previsão de tempo e fotos do local através da mídia escrita e falada. Então, pelos dados levantados, "supeita-se" de sim, de ter sido um tornado ocorrido neste município de Vila Olívia-RS no dia 8/06/2017.