O abastecimento de água está comprometido em 48 bairros de Gravataí, na Região Metropolitana, neste domingo (9). Técnicos da Companhia Estadual de Saneamento (Corsan) identificaram alteração da qualidade da água no ponto de captação do Rio Gravataí. Por isso, o volume que passa pela estação de tratamento (ETA) teve de ser reduzido pela metade.
Segundo a Corsan, a causa apurada para o problema é o descarte de água de plantações de arroz nas proximidades do ponto de captação. A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e a Patrulha Ambiental da Brigada Militar foram acionadas para verificar o problema.
Devido à baixa produção de água, estão com intermitência no abastecimento os bairros: Rosa Maria, Por do Sol, Neópolis, Vila União, Passo das Pedras, Passo das Canoas, Distrito Industrial, Primavera, Nova Conquista, Auxiliadora, Bela Vista, Dom Feliciano, Parque dos Búzios, Santa Cruz, Vila Nara, São Vicente, Salgado Filho, São Geraldo, Jantzen, Xará, Imperial, Santa Cecília, Quilombo, Padre Réus, Sagrada Família, Dona Leila, Jardim das Acácias, Itatiaia, Jardim do Cedro, Sol Nascente, Alfa Ville, Morada do Sobrado, Loteamento da Lagoa, Girassol, Santa Luzia, Parque dos Anjos, Mato Alto, Morada Gaúcha, Centro, Rincão da Madalena, Cohab B, Cohab C, Morro do Côco, Paradiso, Bom Sucesso, Passo do Hilário, Marrocos e Pioneiro.
Não há previsão para normalização do abastecimento na cidade.