O secretário da Segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, foi o convidado da reunião da manhã desta segunda-feira do Comitê Permanente de Segurança Pública, criado em março deste ano, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. A ideia dos organizadores era ouvir do gaúcho de Santa Maria exemplos que possam ser seguidos ou discutidos na Capital. E Beltrame, criador há oito anos das Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs), foi direto:
– A UPP foi uma anestesia em um paciente que ainda precisa de uma grande cirurgia. Conseguimos muito bons resultados no início do projeto e agora temos problemas. Se for preciso, faremos outra anestesia, mas a questão é quando o Estado fará essa cirurgia de cidadania nessas comunidades que foram excluídas da sociedade? Será que essa cirurgia será feita algum dia?
Leia mais:
Jovem é morta na frente dos pais em assalto em Porto Alegre
Dossiê DG: 6.408 vidas perdidas
Segundo ele, implantar um projeto semelhante às UPPs na realidade da Região Metropolitana de Porto Alegre, onde há números recordes de homicídios, talvez não fosse o melhor caminho.
– Esse projeto é fantástico para a realidade do Rio de Janeiro, mesmo onde há problemas, a situação daquelas pessoas é infinitamente melhor do que tínhamos antes. Mas não é um projeto de polícia, é preciso uma ação integrada e adequada à realidade local. E sugeriria criar projetos pequenos, em lugares com problemas localizados e usar isso como piloto para multiplicar a outros lugares. Talvez seja o mais adequado – aponta.
O prefeito José Fortunati e o secretário de Segurança, Wantuir Jacini, também participaram do evento. Ambos criticaram a falta de verbas federais e de empenho orçamentário da União para a Segurança Pública. De acordo com o presidente da Câmara, vereador Cássio Trogildo, o comitê tem o propósito de unir forças.
– Nesta área não há soluções prontas. Queremos chamar a sociedade a participar da busca de alternativas para um problema que é de todos – aponta.
Leia mais notícias do dia
Segurança Pública
"A UPP é anestesia em paciente que espera uma cirurgia", diz secretário da Segurança do Rio de Janeiro
O gaúcho José Mariano Beltrame, que comandou a implantação das Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs), falou na manhã desta segunda de sua experiência na Câmara de Vereadores de Porto Alegre
Diário Gaúcho
GZH faz parte do The Trust Project