As maiores escolas estaduais de Santa Maria seguem ocupadas por alunos e a maioria está sem aulas na manhã desta segunda-feira.
A 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE) aguarda orientação da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), que está em reunião com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) nesta manhã, já que, às 16h30min de domingo, venceu o prazo dado aos alunos que ocupam as oito escolas estaduais de Santa Maria para deixar os prédios das instituições.
O governo do Estado planeja ingressar com uma ação de reintegração de posse das escolas ocupadas.
Na Escola Augusto Ruschi, apenas alunos do 1º ao 6º ano assistiram aulas normalmente. São cerca de 300 estudantes do turno da manhã que voltaram às atividades ainda na semana passada. À reportagem do Diário, nem os professores nem os ocupantes confirmaram se demais turmas terão as aulas retomadas nesta segunda-feira.
Equipe da 8ª CRE percorre escolas e pede que alunos desocupem as instituições em 48 horas
Na Escola Estadual Tancredo Neves, as aulas voltaram somente no turno da manhã. Alunos que estudam à tarde e à noite seguem sem aulas. Ocupantes seguem no local.
Estado planeja ingressar com reintegração de posse de escolas ocupadas nesta segunda-feira
No Cilon Rosa, a vice-direção informa que a escola segue ocupada e sem aulas, já que todos os professores estão em greve. Não há previsão para normalização das atividades. Na Olavo Bilac, a situação é mesma: a ocupação permanece e não há aulas nesta segunda.
Na Escola Manuel Ribas, os portões estavam fechados nesta manhã. Por volta das 8h30min, quatro professoras aguardavam para entrar no colégio. Os ocupantes informaram que o local segue ocupado e sem aulas. A entrada de docentes acontece apenas pela entrada lateral da escola. Nesta manhã, a direção da escola estava em reunião com representantes da ocupação.
Em Porto Alegre, os alunos organizam um ato contra a atitude do Executivo de encerrar o diálogo. Batizado de "Dia D – Ocupa tudo", o protesto deve ocorrer em frente ao Palácio Piratini, às 14h.