Disposto a ampliar a oferta de produtos, gastronomia e entretenimento em plena recessão, o Iguatemi – primeiro shopping de Porto Alegre e do Estado – inaugura nesta quarta-feira a sua quarta expansão. Com investimento de R$ 150 milhões, o empreendimento acrescenta 110 novos espaços para lojas e serviços que, em um momento de crescimento do desemprego no país, devem gerar 2,5 mil novos postos de trabalho diretos e indiretos. O espaço será aberto ao público a partir das 14h.
Para o vice-presidente de operações da Iguatemi Empresas de Shoppings Centers, Charles Krell, apesar das inúmeras incertezas que cercam a economia, as novidades no shopping serão uma atração para os consumidores e, assim, devem ajudar a ampliar as vendas em meio ao cenário conturbado do país e à pouca disposição da população de ir às compras.
– É um privilégio trazer tanta coisa boa em um momento como o atual. Isso fomenta a visitação, a curiosidade. É excepcional para o negócio – afirma Krell.
Leia mais:
Em primeira mão, confira a nova área do shopping Iguatemi
RS cai para sexto lugar no ranking nacional de exportações
Veja quanto está custando almoçar na rua: será que você está pagando caro ou não?
Com a ampliação, a área bruta locável (ABL) do Iguatemi cresce de 38,9 mil para 59,3 mil metros quadrados. Por esse critério, passa ser o segundo maior do Estado, com o BarraShoppingSul (68,1 mil metros quadrados) ainda à frente, de acordo com dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).
– Mas é uma expansão do tamanho de 70% dos shoppings brasileiros – completa Krell.
Dos 110 novos espaços, 90% já foram locados e 70% abrem as portas nesta quarta-feira. A ociosidade de 10% é explicada pela situação econômica e a criação de uma espécie de reserva técnica, à espera de operações que possam complementar a variedade de lojas e serviços do shopping e dar melhor resposta no longo prazo, explica Krell.
A previsão é de que, com a ampliação, o fluxo cresça 30% e chegue a 2 milhões de pessoas por mês, elevando o faturamento na mesma ordem. O número de postos de trabalhos diretos e indiretos deve passar de 5 mil para 7,5 mil.
A despeito da crise, o número de shoppings e o faturamento do setor no Brasil seguem crescendo. Ano passado, conforme a Abrasce, a receita alcançou R$ 151,5 bilhões, 6,4% acima de 2015 e três vezes mais do que 10 anos atrás. Até março, o número de shoppings em operação no país era de 542, e havia a previsão de mais 24 serem inaugurados em 2016.
Diretor de relações institucionais da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Luís Augusto Ildefonso da Silva avalia que o setor segue crescendo por agregar possibilidade de consumo:
Os shoppings deixaram de ser apenas centros de compras e passaram a ser o local que as pessoas frequentam pelos serviços, conforto e segurança. A possibilidade de consumo é maior.
O momento, aponta a Alshop, também parece ser melhor para expandir shoppings do que construir novos. Pesquisa encomendada pela entidade para o Ibope Inteligência mostrou que, nos empreendimentos inaugurados a partir de 2013, a ociosidade chega a 43%. Nos abertos antes, já consolidados, cai para 9,1%. Devido à crise, por enquanto os lojistas preferem apostar em shoppings maduros, avalia Ildefonso da Silva.
Veja abaixo, em 360°, como ficou a expansão do Iguatemi
Lojas que abrem nesta quarta-feira:
Zara
Zara Home
Souq
Riachuelo
Paquetá
Daniel Cassin
Farm
Aragana
C&A
Osklen
Youcom
Spicy
Loucos & Santos
Ilicito
Delotto
Paola da Vinci
Enzo Milano
Usaflex
Reserva
Hope Lego
Tok & Stok Compact
Fast Shop
Mundo Verde
Óticas Diniz Prime
Kalunga
Raia Drogasil
Chaveiro Portoalegrense
Alisson Salles Hair Stylist
Geração Digital
Operações de gastronomia:
Madero Steak House
Mamma Mia Galeteria
Villa Crespo
Hamburgueria 1903
Jefe Grill
Croasonho
Sheep Kebab
Parmeggio
Tropical Banana
Mini Kalzone
A expansão
– Investimento: R$ 150 milhões
– Empregos: mais 2,5 mil, entre diretos e indiretos
– Novas lojas e quiosques: 110
– Restaurantes: 7
– Área bruta locável acrescentada: 20 mil metros quadrados
– Estacionamentos: mais 1 mil vagas cobertas
Como fica o shopping
– Área bruta locável: aumenta de 38,9 mil para 59,3 mil metros quadrados
– Empregos: 7,5 mil, entre diretos e indiretos
– Estacionamento: 3,47 mil vagas
– Lojas: 373
– Fluxo: passa a ser estimado em 2 milhões de pessoas por mês