Em frente à imagem de Nossa Senhora do Trabalho, Aldrey Camboim, 19 anos, do Bairro Campo Novo, fechou os olhos, segurou firme a carteira de trabalho e esperou a bênção do padre Tiago Boufleur, na tarde desta terça-feira, em plena Esquina Democrática, em Porto Alegre. Desempregada há dois meses, ela se juntou a outros devotos para pedir o auxílio da protetora dos trabalhadores.
À procura de um emprego desde 6h30min, depois de entregar oito currículos, Aldrey, que já atuou como auxiliar de estoque e operadora de caixa, esperava ter mais sorte depois de receber o conforto do padre.
– Estou desesperada à procura de um serviço. Nunca fiquei tanto tempo sem trabalho. Quem sabe, agora, minhas preces sejam ouvidas – comentou.
Dois dígitos
Na semana passada, a Fundação de Economia e Estatística (Fee) apontou que o desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre atingiu 10,1% em fevereiro, correspondendo a 186 mil trabalhadores fora do mercado. A marca de dois dígitos não era alcançada no segundo mês do ano desde 2009, quando estava em 10,4%.
Ficou desempregado? Conheça seus direitos e veja dicas para enfrentar este momento de sufoco
Desemprego volta a ultrapassar 10% na Região Metropolitana
Visitas
A iniciativa de levar a imagem ao Centro da cidade partiu da Paróquia Santuário Nossa Senhora do Trabalho, na Vila Ipiranga, Zona Norte da Capital, que neste ano realizará a 62ª edição da festa em honra à santa, em 1º de maio. Ontem foi a primeira de quatro visitas que a imagem fará a pontos diferentes da cidade. Tradicional evento de Porto Alegre, a festa está no calendário oficial da cidade e reúne milhares de devotos.
Saiba mais
* A imagem da Nossa Senhora do Trabalho percorrerá a cidade nas próximas semanas.
* Os padres estarão junto à Santa, abençoando as Carteiras de Trabalho da comunidade em geral.
* Confira os locais: 13/04 - Mercado Público - 15h às 18h17/04 - Parque da Redenção - 14h às 17h19/04 - Banco de Olhos - 14h às 17h
* A novena ocorrerá todas as noites dos dias 21 a 29 de abril: 20h, nos dias de semana, e 18h30min, aos sábados e domingos.
A tradição
A primeira festa em honra à Nossa Senhora do Trabalho foi realizada no dia 1º de maio de 1901, na Itália. A imagem da mãe abençoando um agricultor e um carpinteiro foi idealizada por São Luís Guanella, fundador da Congregação dasFilhas de Santa Maria da Providência e dos Servos da Caridade e principal propagador da devoção a Nossa Senhora do Trabalho.
Curta a página do jornal no Facebook