A Operação Carnaval de Jaguari, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), autuou mais de 40 motoristas na quarta noite de festas na cidade. A fiscalização ocorre na estrada de acesso ao município, a BR-287, entre São Vicente do Sul e Santiago.
Entre segunda e terça-feira, foram fiscalizados 452 veículos e 474 pessoas. No total, foram feitos 315 testes de bafômetro, que resultaram em nove autuações por embriaguez e 35 por outras infrações ao Código de Trânsito Brasileiro. Cinco veículos foram apreendidos por conta de irregularidades. Oito carteiras de habilitação e cinco certificados de registro de automóveis também ficaram com os policiais.
Dois condutores foram detidos. Um deles, por dirigir com a CNH suspensa e o outro, por transportar animais abatidos sem certificado de inspeção e acondicionados de forma inadequada.
Este último caso foi registrado às 22h30min de segunda-feira, durante uma abordagem a um carro de modelo Ford Ecosport que trafegava no sentido Santiago-São Vicente do Sul. A abordagem ocorreu no km 356 da BR-287. Ao revistar o veículo, os policiais encontraram seis ovelhas carneadas sem documentação sobre a procedência. O transporte era feito sem refrigeração.
O condutor, um homem de 52 anos, foi detido e o veículo com as ovelhas, apreendidos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Jaguari. Após depoimento, o homem e o veículo foram liberados. A carne seria encaminhada à Vigilância Sanitária.
Participaram da operação policiais de Santiago, Santana do Livramento e Santa Maria. Na tarde desta terça-feira a PRF dará continuidade ao reforço de fiscalização, finalizando a Operação Carnaval na quarta-feira de Cinzas.