Serão lançadas nesta sexta-feira duas novas frentes de combate ao mosquito Aedes aegypti no Rio Grande do Sul. Uma delas é o aplicativo RS Contra Aedes, e a outra, uma sala de monitoramento.
Confirmado caso de dengue no noroeste do Rio Grande do Sul
Em parceria com o projeto TelessaúdeRS/UFRGS e o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), a Secretaria Estadual da Saúde (SES) pretende usar as ferramentas para orientar a população e para agilizar as denúncias de locais com foco do mosquito. Elas somam ao portal www.rscontraaedes.ufrgs.br e ao canal telefônico (0800 645 3308) lançados em dezembro de 2015.
Saiba mais:
Sala de monitoramento RS Contra Aedes
Uma equipe formada por profissionais da SES, do TelessaúdeRS/UFRGS e de outras instituições será responsável por verificar todas as denúncias recebidas e orientar os municípios em suas atividades de inspeção e prevenção de focos do mosquito.
Aplicativo
Desenvolvido pelo projeto TelessaúdeRS/UFRGS, o app tem como funções denunciar locais com foco de mosquito e enviar fotos, ajudar no combate ao mosquito em casa por meio de um questionário, obter informações sobre dengue, chikungunya e zika vírus, entre outras funcionalidades. A novidade está disponível somente para celulares que operam no sistema Android, mas em breve deve ser disponibilizada para iOS. O download é gratuito.
Foto: Secretaria Estadual da Saúde/ Divulgação