Mais atingido entre os parques da Capital pela tempestade da última sexta-feira, o Marinha do Brasil teve pelo menos 30% de suas árvores danificadas pelos fortes ventos e chuvas.
A estimativa é do supervisor de Praças, Parques e Jardins da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), Léo Antônio Bulling, que prevê ainda que a retirada dos galhos comece a ser feita somente a partir da próxima quinta-feira:
– Estamos dando prioridade para as árvores que bloqueiam as ruas e avenidas da cidade. Somente depois disso iremos aos parques mais afetados – alerta.
Conforme Bulling, ainda não é possível precisar quantas árvores foram arrancadas pela raiz e quantas tiveram as copas danificadas. A avaliação só poderá ser feita depois que a equipe remover todos os galhos que estão espalhados pelo local. É possível ainda que alguns vegetais sejam arrancados posteriormente, devido aos danos causados pelo vento.
Um dos pontos mais característicos do parque, o túnel verde de tipuanas – árvores de grande porte, que foram vastamente plantadas na década de 1970 – ficou praticamente destruído com o temporal.
Além das árvores, o sistema de iluminação do parque, que havia sido inaugurado há poucos meses, teve mais de 50% da estrutura danificada. Conforme o engenheiro Luiz Fernando Colombo, diretor da Divisão de Iluminação Pública (DIP) da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), os quatro postes de 45 metros tiveram a estrutura abalada – sendo que um deles foi totalmente ao chão – e diversos postes mais baixos também pararam de funcionar.
A previsão é que o reparo ao sistema de iluminação comece a ser feito na segunda-feira, com a retirada dos postes danificados. A ação depende, entretanto, da remoção dos galhos que bloqueiam o acesso ao parque.
Todas as 11 quadras de esportes do Marinha, que foram reformadas em novembro do último ano, também sofreram danos no telamento. A recomendação dos órgãos públicos é para que a população não entre no parque durante os próximos dias, devido ao risco de eletricidade e queda de galhos.
Além do Marinha, os parques Harmonia e Farroupilha (Redenção) também foram bastante afetados pelo temporal.