A prefeitura lançou pela terceira vez o edital que prevê a contratação de uma empresa que ficará responsável pela coleta de lixo em Santa Maria. Diferente do previsto, o valor do serviço poderá custar R$ 3 milhões a mais aos cofres públicos.
Esse foi o questionamento feito pelas empresas interessadas que resultou na segunda suspensão do edital. Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, “o apontamento das empresas era com relação à tabela de custos”.
“O valor estava defasado, por isso o edital foi suspenso. O valor foi recalculado e o edital foi republicado”, explica o secretário adjunto de comunicação, Luiz Otávio Prates.
O valor previsto no edital anterior era de R$ 24.232.972,56. O atual é de R$ 27.529.115,28. A empresa vencedora da licitação receberá o valor ao longo de dois anos (24 meses), que é o prazo em que prestará o serviço. Esse período pode ser prorrogado por mais três anos.
A abertura da licitação está prevista para dia 21 de janeiro, ou seja, daqui cerca de um mês. É possível que o valor a ser repassado pelo município à empresa seja menor a depender da oferta durante a concorrência pública.
Histórico
O primeiro edital foi lançado em 6 de outubro. A abertura dos envelopes com as propostas estava prevista para 6 de novembro. O edital foi suspenso e a data de abertura ficou para o dia 23 do mesmo mês.
Novos serviços
Diferente do contrato atual, a vencedora da licitação ficará responsável pela coleta, além do lixo domiciliar, de animais mortos, por lixo descartado em locais irregulares (como sangas e terrenos baldios) e também inservíveis (como móveis e eletrodomésticos).
Outro ponto é a ampliação da coleta de lixo por meio de contêineres. O edital prevê que o número deve subir de 500 para 600. Com isso, três regiões próximas ao Centro receberão as lixeiras (saiba mais abaixo).
Caminhões de lixo passarão a ter GPS e câmeras para garantir que a empresa realmente fez a coleta nos contêineres e do lixo domiciliar. A prefeitura e a empresa contarão com centrais de monitoramento.
Além disso, a licitação prevê que a empresa compre todos os caminhões e contêineres novos - isso, como garantia da qualidade do serviço.
A vencedora da licitação deve pegar os serviços a partir de fevereiro de 2016.