Uma ação do grupo técnico de combate ao abigeato e ao abate clandestino em Santa Maria apreendeu mais de uma tonelada de carne suína e de embutidos na manhã desta quarta-feira. A ação ocorreu em uma propriedade rural no distrito de Arroio Grande, no interior do município.
Vigilância Sanitária apreende 700 kg de carne estragada em mercado de Santa Maria
Policiais civis, militares e profissionais da Secretaria de Agricultura do Estado e da Inspetoria Veterinária Municipal chegaram ao local, por meio de uma denúncia anônima, por volta das 8h30min. Ao perceber a movimentação, o dono da propriedade, que é reincidente no crime, fugiu. Ele não foi localizado.
Mais de 25 toneladas de carne e embutidos são apreendidos em supermercados de Santa Maria
_ Foi comprovado que ele estava fazendo abate e processamento de produtos de origem animal sem inspeção sanitária _ relatou Rodrigo Fantinel, da Secretaria Estadual de Agricultura.
Na propriedade, foram encontrados 1.067 quilos de embutidos (morcela, linguiça e salame) e carne suína, além de 10 quilos de queijo e seis dúzias de ovos. Além da fabricação havia comércio no local.
Os produtos foram encaminhados para incineração, porque são impróprios também para consumo animal, já que podem transmitir doenças.
O crime foi registrado na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento e o homem, cujo nome não foi divulgado, responderá por abate e processamento de produtos de origem animal sem inspeção veterinária.