O bandido conhecido como Tucano, parceiro de Seco no comando do tráfico no Beco da Tela, na Vila Schirmer, em Santa Maria, foi transferido para a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc). Edson Marcos Silva da Rosa está ligado à facção dos Bala na Cara e estava preso na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) até a noite desta segunda-feira (16). As informações são do Diário de Santa Maria.
Tucano foi transferido no mesmo dia em que foi deflagrada a Operação Palco, que tinha como objetivo combater o tráfico de drogas no Beco da Tela. Investigação apontou que Tucano se aproximou de Seco (José Carlos dos Santos) na Pasc, o que levou os bandidos a expandir o negócio para o interior do Estado. Seco comandava o tráfico de dentro do presídio.
A decisão pela volta de Tucano para a Pasc, de onde ele havia sido transferido para Santa Maria em setembro, foi da Vara de Execuções Criminais de Santa Maria. De acordo com o delegado regional e titular da Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), Sandro Meinerz, existe a suspeita de que Tucano estava recrutando criminosos da Pesm para trabalhar para a facção quando saíssem.
Na última segunda-feira (17), pela Operação Palco, foram cumpridos 12 mandados de prisão e 12 de busca e apreensão em Santa Maria e em Charqueadas. A reportagem da Gaúcha SM teve acesso a escutas telefônicas que comprovam que o bandido Seco - depois de ter o auxílio de Tucano - comandava o tráfico de drogas de dentro da Pasc.