As fortes chuvas que atingem o Estado nesta semana já afetaram mais de 15,6 mil pessoas no Rio Grande do Sul. De acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil, 2.328 gaúchos estavam fora de casa devido às cheias. Na Região Central, a situação também preocupa moradores e mobiliza prefeituras, Corpo de Bombeiros e outros órgãos municipais e estaduais.
Leia também:
Saiba como ajudar as famílias que foram atingidas pela chuva em Santa Maria e região
Prefeitura decreta emergência, interdita linhas férreas e pede ajuda das forças armadas
Rio Vacacaí está quase 7 metros acima do nível normal em Santa Maria
Em Rosário do Sul, o Rio Santa Maria já estava cerca de seis metros acima do nível normal. Na tarde de sexta-feira, a prefeitura e a Defesa Civil trabalhavam na retirada de famílias da Vila Carmelo, que fica às margens da BR-290. Segundo os bombeiros, os desabrigados seriam encaminhados ao ginásio municipal. Além disso, há linhas de ônibus que também foram interrompidas. A prefeitura estuda decretar situação de emergência.
Foto: Thiago Lima / Arquivo Pessoal
Em Santiago, o dia foi de levantamento dos estragos. Segundo a Defesa Civil, cerca de mil famílias foram prejudicadas pela queda de granizo na madrugada de quinta-feira, mas, conforme a prefeitura, a situação está mais controlada. Na sexta, a Secretaria de Obras trabalhava em casos pontuais, como a queda de árvores e muros e os terrenos que cederam. Cerca de 110 famílias que tiveram os telhados totalmente destruídos foram cadastradas para a doação de material.
Foto: Arami Fumaco / Especial
Em Jaguari, houve vários episódios de deslizamentos de terra ao longo da BR-287. O caso mais grave foi registrado na localidade de Cerro Branco, onde uma grande quantidade de pedras atingiu a pista, obstruindo os dois sentidos da rodovia. A Polícia Rodoviária Federal precisou remover as pedras para o acostamento manualmente. Uma equipe da Defesa Civil do Estado esteve monitorando a cheia do Rio Jaguari, local onde a ponte que fazia a ligação com Júlio de Castilhos caiu em maio.
Foto: Defesa Civil / Divulgação
Em Itaara, cerca de 300 famílias foram afetadas pela chuvarada e pelo granizo. Conforme a Defesa Civil, as famílias já receberam lonas. Em Mata, a Defesa Civil e outros órgãos da prefeitura trabalham em turno integral para auxiliar as famílias afetadas. Cerca de 80 famílias foram prejudicadas pelo temporal e 50 ficaram desabrigadas.
Chuvarada
Cidades da Região Central contabilizam estragos após a chuva
Em Rosário do Sul, o Rio Santa Maria já estava cerca de seis metros acima do nível normal. São Gabriel tem cerca de 85 famílias desabrigadas
GZH faz parte do The Trust Project