O dia 30 de agosto marca o Dia Nacional e Municipal de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla (EM). Por isso, Santa Maria terá uma programação especial nesta segunda-feira, das 10h às 17h, na Praça Saldanha Marinho. A ação é promovida pela Associação dos Portadores de Esclerose Múltipla de Santa Maria e Região (Apemsmar).
O evento terá um circuito, possibilitando que a população experimente os sintomas da EM, além de orientações jurídicas, psicológicas, com terapeuta ocupacional e assistente social. Os organizadores também darão dicas sobre a aquisição de medicamentos de alto custo e de cadastramento na Apemsmar.
Além dos aconselhamentos voltados à doença, quem for até a praça poderá usufruir de outros serviços, como verificação de pressão arterial, orientações com educador físico do Sesc, dicas de beleza e demonstrações de quiropraxia. Também haverá um momento cultural, com apresentação das crianças da ONG Orchestrarium, show com Patrick Cortes e Coletivo entre Autores. Também haverá água quente e erva mate disponível.
A Esclerose Múltipla em números
Um estudo aponta que o Rio Grande do Sul tem uma média maior de casos de EM do que o resto do Brasil. A média nacional aponta para entre 15 e 16 casos para cada 100 mil habitantes, enquanto em Santa Maria foram levantados 27. A doença atinge cerca de 2,5 milhões de pessoas no mundo. Destas, 35 mil são brasileiras.