Entre as cinco imagens dos santos dos quais é devota, instaladas no altar da sala de casa, a católica fervorosa e dona de casa Aida Silveira, 54 anos, de Gravataí, engole o choro antes de lamentar a falta daquela que garante lhe ter devolvido a visão: Nossa Senhora de Lourdes. Por descuido de um parente, a santa que acompanhava a família há mais de três décadas foi parar no lixo.
- Está faltando a minha santinha! Ela é como uma relíquia para mim - ressalta Aida.
A católica recorda como estreitou os laços com a santa padroeira dos enfermos. Há
32 anos, teve uma infecção no olho esquerdo e, na época, os médicos cogitaram uma cirurgia que poderia comprometer a sua visão. Foi quando Aida fez a promessa: se ficasse curada, iria à Gruta Nossa Senhora de Lourdes, no Bairro Cascata, Zona Sul da Capital, colocaria uma placa de agradecimento e levaria a imagem da santa para casa. Em semanas, a infecção foi sanada, e a promessa foi cumprida.
Partilha
Cinco anos depois, ao casar-se, Aida acatou um pedido da mãe, já falecida, de deixar a imagem na casa da família. Por carinho à matriarca, mudou-se e deixou a santa. Mas todas as semanas, garante, a visitava. Uma década depois, com o falecimento da mãe, Aida participou da partilha dos objetos.
- Pedi a santa de volta, mas uma familiar próxima disse que a queria porque a minha mãe amava aquela imagem. Então, fiquei com a Bíblia da mãe e passei para ela a santinha, com a promessa de que me devolveria quando não quisesse mais.
Parece que eu já adivinhava o que aconteceria - comenta.
Ajude a encontrar
- A santinha é de gesso.
- Tem 40cm de altura.
- Foi colocado um azulejo na cor branca preso embaixo dos pés da santa, para deixá-la mais firme em pé.
- Contatos pelo telefone 9134-9710.
Esperança viva
Há dois meses, numa ligação para esta parente - que Aida pediu para não ser identificada -, a dona de casa descobriu que Nossa Senhora de Lourdes tinha sido colocada com outras imagens dentro de uma sacola plástica e entregue ao
caminhão do lixo.
- Ela se tornou evangélica. Por isso, deixou de acreditar nos santos. Mas poderia ter me devolvido a santinha ao invés de jogar no lixo - lamenta Aida.
Desesperada, ela visitou um aterro na cidade e mostrou a foto da imagem para catadores. Porém, até agora, não obteve resposta. Há uma semana, Aida ganhou da nora outra santinha de Lourdes para "tirar o aperto do coração".
Mesmo assim, todas as noites, entre Santo Antônio, Nossa Senhora Consoladora, Nossa Senhora Aparecida, São Jorge e Santo Expedito, a católica acende uma vela na esperança de encontrar a imagem original.
- Para Deus, nada é impossível - finaliza, esperançosa, Aida.