Cerca de 25 estudantes do primeiro ano do ensino médio da Escola Professora Ivone Lucia Triches dos Reis, no Desvio Rizzo em Caxias do Sul, se recusaram a entrar em sala de aula porque estão sem merenda desde o final do ano passado.
O protesto começou às 13h10min desta terça-feira e foi organizado pelos próprios alunos, sem a participação de professores.
- Nós sabemos que há comida na despensa, mas essa comida não chega até nós. Está assim desde que começaram as aulas - relata a estudante Carolina da Silva de Ávila, de 15 anos.
O grupo também relata que a falta de cortinas prejudica o andamento das aulas, pois o sol ofusca o quadro. Outra reclamação dos estudantes é a demora na implantação da sala de informática e da instalação de ar condicionado. Os equipamentos já estariam na escola.
Enquanto os 67 alunos do ensino médio ficam sem comer, duas turmas de crianças que pertencem ao município e frequentam a escola estadual têm acesso à merenda.
Segundo a coordenadora pedagógica da 4ª Coordenadoria Regional de Educação, Ivanete Rocha de Miranda, o pedido de contratação de mais merendeiras já foi feito, mas a CRE ainda aguarda o retorno do Estado. A escola, inaugurada em dezembro de 2012, possui cerca de 450 alunos nos três turnos.
Em julho de 2014, alunos realizaram outro protesto devido a dificuldade de relacionamento com os professores.
Educação
Alunos protestam por falta de merenda em escola do Desvio Rizzo, em Caxias
Estudantes se recusaram a entrar em sala de aula no início da tarde desta terça-feira
GZH faz parte do The Trust Project