Foi responsabilidade dos gaúchos Kleiton e Kledir subir ao palco da Estação Férrea no começo da noite deste domingo e encerrar com estilo o Festival Brasileiro de Música de Rua, iniciado no último dia 17, em Caxias. Quando a dupla iniciou a apresentação, próximo das 18h ao som da popular Fonte da Saudade, o público que estava disperso entre as barraquinhas de foodtrucks e as vendas dos brechós direcionou a atenção ao palco.
GALERIA DE FOTOS: confira imagens do festival
Pessoas de diferentes estilos e faixas etárias aproveitaram as tardes ensolaradas - e as noites com clima nem tão frio - para prestigiar a maratona de 21 shows deste fim de semana. São os populares cantores, compositores e instrumentistas que atraíram cerca de 7 mil pessoas na Estação, no sábado e domingo, demonstrando aceitação dos caxienses. Houve espaço para flauta, viola, hip hop, música tradicionalista, indie folk e música popular brasileira. Não houve registro de tumulto.
- É possível perceber que o público é bastante eclético, mas de um nível excelente. Podemos trazer as crianças para cá tranquilamente - elogiava o engenheiro eletricista Guilherme Costa, 40 anos.
A microempresária Taís Rosa, 40 anos, reconhecia também o comportamento do público:
- Isso me lembra o Bloco da Velha, quando uma grande concentração de gente aparece e faz uma festa bonita, sem tumulto - observava, recordando o já tradicional bloco de carnaval da cidade.
De fato, o público, formado também por pessoas de cidades vizinhas, deu exemplo. No sábado, a organização aplaudiu os expectadores pela limpeza do espaço. Não havia lixo no chão, e a equipe da limpeza praticamente não teve trabalho. Isso também pode ser visto nos arredores dos oito foodtrucks estacionados no entorno da Estação, oferecendo desde cerveja artesanal até comida mexicana. As carrocinhas fizeram tanto sucesso que, no fim da tarde do domingo, alguns não tinham mais ingredientes para preparo, e encerraram as atividades antes do anoitecer. Um dos pratos mais pedidos era o risoto de linguiça toscana, com molho de limão siciliano e cebola caramelizada, oferecida pelo Trattoria sobre Rodas, de Porto Alegre.
- As vendas ficaram acima do que imaginávamos- comemorava o chef Munir Zambrano.
Bastante prestigiado
Além dos foodtrucks, outra atração agradou ao público que se enfileirava para conferir de perto as roupas, acessórios, livros, LPs e CDs, comercializados em diversas lojinhas de brechó. A farroupilhense Joice Oliveira, 22 anos, admitia ter vendido bastante, ao mesmo tempo em que aproveitava a animação da galera.
- O público está animado, disposto a ver as coisas com tempo, e fala muito bem do que vê aqui. Eu tive um lucro ótimo- reconheceu.
O festival teve a visita do secretário de Cultura do Estado, Victor Hugo, neste domingo. O prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) também conversava informalmente com o público, ao som da banda indie caxiense Cuscobayo, no fim da tarde do domingo. Ele dizia estar gostando do clima, e aproveitou para lembrar sobre a intenção que tem em realizar outro evento na Estação, ainda neste ano:
- Fico só imaginando a Feira do Livro aqui. Tem tudo a ver com esse lugar, é só olhar para esta tarde aqui e ter certeza disso. Se depender de mim, só de mim, vai ser aqui sim.