- Os veículos eram furtados principalmente na região do Porto Seco, na zona norte de Porto Alegre, e em Canoas. Com os sistemas de GPS então desativados, os caminhões eram levados para sítios da Região Metropolitana e também para o interior do Estado - afirma o delegado Thiago Lacerda.
Um ou dois dias depois, entravam na ação os chamados atravessadores, responsáveis por levar os veículos até Santa Catarina, onde eram recebidos pelos principais receptadores do Estado vizinho: Rone Peterson de Abreu de Moura, que operava uma oficina de fachada na BR-101, em Tijucas, e Valdomiro Cardoso Pereira, conhecido por "Valma", com base em Sombrio. Os dois criminosos, presos nesta manhã, também mantinham contato com paranaenses, que adquiriam peças receptadas em Santa Catarina.
Na viagem, os atravessadores eram acompanhados de batedores, que iam na frente e verificavam a presença de barreiras nos postos da Polícia Rodoviária Federal na divisa entre o Estado e Santa Catarina. Os deslocamentos geralmente eram feitos de madrugada.
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Bruna Scirea
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