A guerra entre traficantes da região do Bairro Teresópolis, na Zona Sul de Porto Alegre, obrigou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a fechar a Unidade Básica de Saúde Mato Grosso, localizado na Rua Octávio de Souza. O posto não tem data para reabrir. Além disso, a prefeitura foi obrigada mudar o local de atendimento provisório aos usuários duas vezes em uma semana.
Depois de denúncias à secretaria relatando toque de recolher e violência de traficantes, que ameaçavam entrar no posto para executar rivais, os funcionários da UBS Mato Grosso, no dia 10 de novembro, foram transferidos para atender na Unidade Cristal, na Rua Cruzeiro do Sul.
Como a distância é de cerca de 1km, a secretaria acreditou que não afetaria a vida dos cerca de 3 mil moradores cadastrados pelo Mato Grosso, que realiza pelo menos 25 consultas diárias. Porém, dias depois, funcionários e pacientes pediram que o atendimento fosse transferido. Motivo: para chegar ao Bairro Cristal, eles precisavam atravessar a região em conflito, disputada por dois grupos rivais do tráfico.
Violência
Guerra do tráfico fecha posto de saúde do Bairro Teresópolis, em Porto Alegre
Fechada por tempo indeterminado, funcionários da Unidade Básica de Saúde Mato Grosso atendem na Unidade Cristal, na Vila Cruzeiro