O município de Restinga Seca, na Região Central do Rio Grande do Sul, teve prejuízos na noite desta quinta-feira (3) em função da queda de granizo e da chuva que atingiram o município entre 19h e 20h. Foram aproximadamente 20 minutos de temporal que destelhou casas e inundou ruas e residências.
Prefeitura, Bombeiros e a BM fizeram uma força tarefa para atender aos atingidos, com distribuição de lonas. A Defesa Civil Municipal estima que 50 casas tenham sido danificadas e faz levantamento para avaliar os prejuízos e a possibilidade de decretar situação de emergência. Colônia Borges foi a localidade mais atingida. A cidade ficou aproximadamente 40 minutos sem luz, mas o fornecimento foi restabelecido.
Caçapava do Sul também sofreu com a quantidade de chuva. Algumas ruas e estradas como os 25 quilômetros de estrada de chão que ligam a cidade a Minas do Camaquã apresentam dificuldade de tráfego, assim como a região do Lanceiro que sofre com o excesso de barro e Rincão de Lourdes que está com água subindo pelas pontes. Somente na Colônia Santa Tereza, no interior de Caçapava, choveu na noite passada 120 milímetros, quase o total estimado para um mês inteiro.
A chuva de granizo também causou estragos na comunidade de Rincão dos Padilhos, em Nova Palma. As pedras de gelo começaram a cair por volta das 20h e danificaram os telhados de várias casas da localidade. Ninguém está desabrigado. Equipes da prefeitura estão no local fazendo um levantamento dos estragos e auxiliando os moradores.
Chuva em Santa Maria
Em Santa Maria, o Corpo de Bombeiros, próximo da meia-noite, duas chamadas de alagamento em residências em decorrência da chuva. Ambas as ocorrências foram no bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Os bombeiros trabalharam na retirada da água das casas e, por isso, não houve necessidade de remoção das famílias.