As 24 famílias que estavam fora de suas casas em Santa Maria, já retornaram aos seus lares entre esta segunda (30) e terça-feira (01). A Defesa Civil da cidade está monitorando uma cratera que se formou em um morro na Vila Bilibio (Bairro João Goulart), para evitar desmoronamento. A Central de Doações segue recebendo, principalmente cobertas, colchões e alimentos não perecíveis. Essa Central está localizada no Clube Atirador Esportivo, no Bairro Perpétuo Socorro.
Em Santa Maria, os bairros mais afetados pela chuva, foram Quilômetro 3, o Beco da Tela no Bairro João Goulart, alguns pontos de Camobi e o Campestre do Menino Deus. Na segunda-feira, a água já começava a baixar nas imediações do local e as famílias iniciavam a limpeza e recuperação de residências.
Em municípios da região, como Paraíso do Sul, as 58 famílias que tiveram suas residências afetadas pela chuva, já retornaram ao lar. Conforme a Secretaria Municipal de Assistência Social, essas famílias já estão fazendo a limpeza dos locais e em algumas casa inclusive, o barro foi retirado com carrinho de mão. O prejuízo das famílias foi maior em portas, janelas, muros e móveis danificados. Ainda não é possível acessar o interior do município e as aulas estão suspensas na cidade.
Em Agudo e Itaara, os problemas maiores foram nas estradas. Em Silveira Martins, as estradas de Val de Buia e Val Feltrina também sofreram mais com as precipitações. Cerca de 8 famílias aguardam baixar as águas na localidade conhecida como acesso aos Brondani.