O inverno começa apenas em 21 de junho, mas não é preciso esperar a chegada do frio intenso para ajudar quem precisa. Na manhã deste domingo, uma cerimônia junto ao Monumento ao Expedicionário, na Redenção, marcou a largada da Campanha do Agasalho 2014. No ano passado, 1,5 milhão de peças foram arrecadadas - e, neste ano, a expectativa é superar o montante.
Todas as regionais da Defesa Civil do Estado já estão recebendo os donativos. Ao longo dessa semana, serão divulgados os cerca de 300 pontos - entre farmácias, concessionárias de carro, secretarias e bancos - onde será possível deixar o material. Já nesta segunda-feira, as caixas estarão armadas na Central de Doações, localizada no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre, e nos supermercados da Rede Zaffari. É possível contribuir com agasalhos, calçados, roupas de cama, colchões e alimentos não perecíveis.
- O que a pessoa tiver para doar, a gente tem pessoas que precisam para entregar - resume a chefe da Divisão de Relações Comunitárias da Defesa Civil do Estado, Jurema Werner de Mattos.
Donativos estão sendo arrecadados desde março. A cidade de Tepejara, atingida por um vendaval no início do mês, foi uma das primeiras a receber doações neste ano. A edição da campanha de 2013 arrecadou, além de vestuário, 30 toneladas de alimentos. Ao todo, 187 municípios foram atendidos, 150 entidades assistenciais e 40 aldeiais indígenas receberam a ajuda. A Central de Doações funciona em Porto Alegre e, a partir das peças arrecadadas na Capital, distribui o material para as demais localidades.
- Trabalhamos de acordo com a necessidade do município a ser beneficiado, mas também de acordo com a ordem cronológica de pedidos que recebemos. Mas, se chega uma emergência, ela passa a ser prioridade e é atendida antes - explica Jurema.
Números da Campanha do Agasalho 2013
- 1,5 milhão de peças (entre vestuário, roupas de cama e colchões)
- 30 toneladas de alimentos
- 187 municipios atendidos
- 150 entidades assistenciais beneficiadas
- 40 aldeiais indígenas beneficiadas
Saiba onde doar
* Ao longo desta semana, os cerca de 300 pontos de recolhimento de doações em todo o Estado serão divulgados pela Defesa Civil. Para mais informações: (51) 3288-6781 e defesacivil.rs.gov.br
Solidariedade
Começa neste domingo a Campanha do Agasalho no Estado
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: