O ar-condicionado em 100% da frota de ônibus de Porto Alegre foi considerado item obrigatório em todas as 17 regionais do Orçamento Participativo (OP) da Capital. A reivindicação está em uma lista de oito apontamentos feitos pelos Delegados do OP em uma série de reuniões para discutir a licitação do transporte público da cidade.
Os encontros antecedem a audiência pública marcada para esta quinta-feira (27) na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Além dos pontos relacionados ao edital, questões relativas às políticas de transporte público da cidade também foram levantadas. Entre elas estão a criação de um fundo do transporte - subsidiado pela comercialização de espaços de publicidade nos ônibus - readequação dos itinerários conforme a demanda e a criação de um Conselho de Usuários do Transporte, que sirva como fiscalizador do serviço. As propostas serão apresentadas a toda a população durante a audiência pública desta quinta-feira.
O evento acontece entre 19h e 22h na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. O encontro será coordenado pelo diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari. A licitação do transporte público de Porto Alegre, a primeira da história, será publicada no dia 5 de março.