Os Correios irão manter o mutirão para a entrega de encomendas no sábado (12) e no domingo (13), mesmo com o encerramento da greve que durou 27 dias no estado. A volta ao trabalho dos 1.242 servidores que estavam de braços cruzados (15% do total no RS) está prevista para esta quinta-feira (10). Antes disso, o setor operacional da empresa pública deve traçar o plano para a normalização dos serviços. Segundo decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), os dias parados devem ser pagos com duas horas extras diárias, de segunda a sexta-feira, no prazo de 180 dias.
A decisão judicial definiu que o reajuste aos trabalhadores será de 8%, mesmo índice oferecido e rejeitado pelo sindicato da categoria na última rodada de negociações. O pedido inicial era de reajustes entre 10% e 15%. Outros pontos também foram definidos, como vale-extra em valor superior a R$ 650 e adesão ao Vale-Cultura. Ainda ficou decidido que será mantida a cláusula do acordo que trata da cobertura do plano de saúde.
Números
O Rio Grande do Sul possui 8.042 trabalhadores na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Por dia, são entregues cerca de 2,4 milhões de encomendas no estado. No Brasil, são 116.191 funcionários.
Gaúcha
Mesmo com final da greve, fim de semana terá mutirão dos Correios para entrega de correspondências
Entrega de mais de 2 milhões de correspondências estão atrasadas
Mateus Ferraz
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project