O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou, nesta semana, o pedido de liminar feito pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) para não realizar o registro de profissionais estrangeiros cadastrados no Programa Mais Médicos. A solicitação do Cremers já havia sido negada pela Justiça Federal no mês passado. No entendimento do desembargador federal e relator do caso, o Mais Médicos não viola qualquer dispositivo legal. Luís Alberto d'Azevedo diz que, pior do que a assistência dos médicos estrangeiros, é deixar a população sem assistência alguma:
- Entendo ser de maior gravidade o perigo inverso, visto que mais nocivo ao interesse público vem a ser a falta de assistência médica da população do que a assistência prestada por médicos estrangeiros intercambistas - declara.
O Cremers questiona a atuação dos profissionais formados no exterior, que irão atuar no país sem passar pelo exame Revalida, e diz que o programa do Governo Federal dá tratamento privilegiado aos médicos formados no exterior. Até agora, os 32 pedidos para registro encaminhados pelo Ministério da Saúde ao Cremers foram rejeitados. O presidente da entidade, Rogério Wolf Aguiar, alega que, em todas as solicitações, faltam documentos exigidos para a inscrição no Programa:
- Na Medida Provisória, está estipulado, inclusive, que esses médicos estarão trabalhando dentro do Programa Mais Médicos mediante também a supervisão ou tutoria de professores e médicos que fazem parte da Medida Provisória. Eles estarão orientando esses profissionais onde eles estiverem trabalhando. Qual é o nome do supervisor? O supervisor é co-responsável pela atividade do médico e isto não veio - argumenta.
Segundo o Cremers, nenhum médico estrangeiro, inscrito no programa, possui registro para exercer a profissão nos municípios gaúchos que serão atendidos pelo Mais Médicos.
Gaúcha
Justiça manda Cremers registrar profissionais estrangeiros cadastrados no Programa Mais Médicos
Conselho alega que faltam documentos em todos os pedidos encaminhados até agora
Cristiano Goulart
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project