O Ministério Público apresentou hoje as primeiras denúncias após a divulgação do inquérito feito pela polícia no caso da boate Kiss. Foram denunciados por homicídio com dolo eventual por motivo torpe os donos da boate, Elisandro Spohr e Mauro Hoffmann e os integrantes da banda Guirzada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos e Luciano Bonilha Leão. O anúncio foi feito pelo Promotor Joel Dutra.
Os bombeiros Gerson da Rosa Pereira e Renan Severo Berleze foram denunciados por fraude processual. Por falso testemunho foram denunciados o ex-dono da Kiss Élton Uroda e Volmir Astor Panzer, que não estava no inquérito policial.
O promotor Maurício Trevisan explicou a situação dos demais citados no inquérito da polícia. Foram pedidas mais investigações sobre Angela Callegaro e Marlene Callegaro, irmã e mãe de Elisandro Spohr. O mesmo vale para Miguel Passini, Secretário Municipal, e Belloyannes de Pietro Jr., Chefe de Fiscalização de Santa Maria.
O Ministério Público ainda pediu três arquivamentos: Ricardo Pasche, cunhado de Elisandro Spohr, Luiz Alberto Carvalho Jr, Secretário de Meio Ambiente de Santa Maria e Marcus Vinicius Biermann que concedeu alvará para a boate.
O promotor de justiça David Medina, explicou as denúncias por dolo eventual. Para ele isso ocorreu pela indiferença dos denunciados com a situação de risco a que estavam submetendo o público da boate. O homicídio qualificado se deu por causa da asfixia e da construção da boate que não facilitava a saída do público.
O promotor ainda ressaltou que "A sociedade de Santa Maria ira julgar a tragédia de Santa Maria".
Agora a denúncia será encaminha ao juiz da 1ª Vara Criminal de Santa Maria, Ulysses Fonseca Louzada, que iniciará o processo na justiça.
Relembre o caso:
Vídeo mostra o início do fogo na boate Kiss
Momento em que a fumaça toma conta da boate Kiss
Dezesseis pessoas são indiciadas pelo incêndio da Boate Kiss
Polícia revela que mais vítimas do incêndio na Kiss poderiam ter sido salvas se máscaras de oxigênio tivessem sido usadas corretamente
Gaúcha
MP denuncia oito nomes por incêndio que causou tragédia da boate Kiss
Entre os oito indiciados estão os donos da boate Kiss e os integrantes da banda denunciados por homicídio
GZH faz parte do The Trust Project