A equipe da Itália surpreendeu e superou a Grã-Bretanha nos últimos metros para vencer a final do revezamento 4x100m masculino por apenas um centésimo, nesta sexta-feira (6), nos Jogos Olímpicos de Tóquio — o que representa a segunda medalha de ouro de Lamont Marcell Jacobs, após o triunfo nos 100m.
Lorenzo Patta, Lamont Marcell Jacobs, Eseosa Fostine Desalu e Filippo Tortu completaram a prova com o tempo de 37 segundos e 50 centésimos.
Os britânicos levaram a medalha de prata com o tempo de 37s51, enquanto o Canadá, liderado por Andre De Grasse, conquistou o bronze com 37s70.
A equipe dos Estados Unidos, eliminada nas classificatórias, não disputou a final do revezamento masculino.
A Itália não subia ao pódio desta prova desde os Jogos de Londres 1948, quando conquistou o bronze.
O país é a grande surpresa do atletismo em Tóquio 2020, com cinco medalhas de ouro na modalidade até o momento, o mesmo número dos Estados Unidos.
Além das vitórias de Lamont Marcell Jacobs e do revezamento 4x100m, a Itália também comemorou as medalhas de ouro de Gianmarco Tamberi no salto em altura e de dois atletas da marcha de 20 quilômetros, Antonella Palmisiano e Massimo Stano.
Andre De Grasse conseguiu sua terceira medalha em Tóquio, depois do bronze nos 100m e do ouro nos 200m. Ele acumula seis medalhas olímpicas aos 26 anos.
A equipe dos Estados Unidos era considerada uma das favoritas da prova, mas foi eliminada nas classificatórias de quinta-feira, o que provocou a irritação de Carl Lewis, nome histórico do atletismo americano, que chamou a performance de "vergonha total".