O Brasil chegou aos 181 atletas classificados aos Jogos Olímpicos de Tóquio. Nesta sexta-feira (6), a vaga foi obtida pelo remador Lucas Verthein nas finais da Regata de Qualificação Olímpica, realizadas na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Para isso, venceu a final do single skiff masculino.
— Não tenho palavras para descrever como estou feliz. Treinei muito mesmo! Foi algo que meu treinador Paulo Vinicius me ensinou a não desistir. O ano passado foi difícil para mim e para todo mundo e foi complicado treinar. Eu não sabia se estaria aqui ou não. Mas mantive a fé. Quando consegui a vaga para esse pré-olímpico, fiquei muito feliz! O remo é um esporte maravilhoso, o Brasil precisa conhecer mais esse esporte, já tivemos mais cultura de remo. Sonhei muito com isso e consegui chegar nesse momento — destacou o atleta.
Remador do Botafogo, Lucas teve desempenho perfeito na seletiva. Depois de vencer na estreia, avançou em primeiro em sua bateria na semifinal. Depois, triunfou na final com o tempo de 7min24, deixando para trás o chileno Felipe Cárdenas Morales por 1s040.
— Tivemos a semifinal e sabia que tinha que pensar em ser primeiro sempre. Tive que buscar a melhor remada possível, relaxar mais, soltar mais a pá e isso me deu a primeira colocação na semifinal. Minha tática para a final foi usar tudo o que eu tinha. Sair forte, pois eu sabia que quando chegasse no final era tudo ou nada. Os remadores do Chile e da Argentina vieram forte e eu tirei tudo o que tinha e acabei me destacando e chegando em primeiro — acrescentou Lucas.
Outros dois barcos brasileiros também participaram das finais da seletiva, mas não obtiveram a classificação olímpica, pois não venceram suas disputas. Foram os casos de Vanessa Cozzi e Isabelle Falck, segundas colocadas no double skiff peso leve feminino, e de Evaldo Becker e Emanuel Borges terceiros na versão masculina da prova.
Além de Lucas, o Brasil ainda tem chances de classificar outros remadores para a Olimpíada. Será no Pré-Olímpico Mundial, que foi agendado para o período em 16 a 18 de maio, em Lucerna, na Suíça.