Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, admitiu que a atual crise manchou a imagem do Brasil no cenário mundial. Em entrevista exclusiva ao jornal britânico The Guardian, Paes afirmou que, apesar de os prejuízos financeiros já terem refletidos na capital carioca, os investimentos feitos nos Jogos Olímpicos Rio 2016 não ignoraram a população de classe baixa.
– Esta é uma oportunidade perdida. Nós não estamos apresentando a nós mesmos. Com todas estas crises econômicas e políticas, com todos esses escândalos, não é o melhor momento para estar nos olhos do mundo. Isto é ruim – afirmou o prefeito.
Leia mais:
Dilma é convidada, mas ainda não decidiu se participa da abertura da Olimpíada
Destino do laboratório antidoping do Rio será definido em até oito dias
Sem quatro melhores do mundo, golfe tem lista olímpica anunciada com dois brasileiros
Em junho, o Estado do Rio de Janeiro decretou situação de calamidade pública, com reflexos nos setores de Segurança e Saúde. A imprensa internacional repercute falhas de infra-estrutura, em especial na mobilidade, e na saúde, quando o assunto se trata de zika vírus. Fatores dos Jogos que, segundo o prefeito, figuram de forma injustiçada e exagerada no exterior.
– Se você ler os meios de comunicação internacionais, parece que tudo aqui é Zika (vírus) e as pessoas estão atirando um no outro – ele comentou.
Na entrevista ao periódico inglês, o prefeito defendeu o legado dos Jogos Olímpicos. Para Paes, o evento foi fundamental para uma série de avanços na cidade. E embora o Parque Olímpico se concentre na Barra da Tijuca, zona nobre do Rio, os menos favorecidos também foram lembrados durante o processo.
– Nunca houve tanta transformação para as pessoas pobres (no Rio). Os Jogos Olímpicos são uma grande inspiração para fazer as coisas – finalizou.
Ainda segundo Paes, 75% dos investimentos no Rio de Janeiro servirão aos mais necessitados.
*ZHESPORTES
Situação complicada
Eduardo Paes sobre crise durante os Jogos: "Esta é uma oportunidade perdida"
O prefeito do Rio de Janeiro admitiu que o cenário atual mancha a imagem do Brasil
ZH Esportes
GZH faz parte do The Trust Project