O retorno de um brasileiro à Fórmula 1 retoma a expectativa da bandeira do Brasil estar no lugar mais alto do pódio. O último a conseguir isso foi Rubens Barrichello, em 2009, com a Brown GP. 16 anos depois, Gabriel Bortoleto terá a chance de vencer na principal categoria do automobilismo mundial.
O piloto brasileiro de 20 anos assinou contrato de múltiplos anos com a Sauber, que será controlada pela Audi por completo a partir de 2026. Ele é o primeiro do Brasil a fazer parte do grid oficial desde Felipe Massa em 2017.
A estreia de Bortoleto será no dia 16 de março de 2026, na Austrália, mas a expectativa já é alta. Rubinho enviou uma mensagem à reportagem de Zero Hora falando sobre como recebeu a notícia do retorno do Brasil à F1.
— Estou como todos os brasileiros, muito feliz. Não vejo a hora do Gabriel poder estrear, para a gente poder voltar a torcer por um brasileiro na Fórmula 1. Sou parte do povo que está emocionado e feliz.
Rubinho correu na categoria de 1993 até 2011 e foi vice-campeão duas vezes (2002 e 2004). Atualmente, ele corre pela Stock Car. Bortoleto terminará a temporada de 2024 na Fórmula 2, da qual ele é líder, e se despedirá da McLaren — onde fazia parte do programa de desenvolvimento.