Dois meses depois da primeira vitória de sua história em um jogo oficial, San Marino superou Liechtenstein por 3 a 1 nesta segunda-feira (18) em Vaduz, o que lhe dá acesso à terceira divisão da Liga das Nações da Uefa.
Os são-marinenses levaram um gol no primeiro tempo, mas conseguiram a virada na etapa complementar, empatando com Lorenzo Lazzari logo a um minuto, antes de virar de pênalti com Nicola Nanni aos 21 e ampliar com Alessandro Golinucci aos 31 minutos.
— Terminar o primeiro tempo perdendo de 1 a 0 era um insulto para o futebol, mas os rapazes foram brilhantes na segunda etapa e mereceram o que conquistaram — disse, orgulhoso, o técnico de San Marino, o italiano Roberto Cevoli.
San Marino demonstrou um ímpeto especialmente ofensivo neste duelo no Rheinpark Stadion e tem-se esforçado para deixar o 210º lugar do ranking da Fifa, o último da fila.
—Além do risco de um ataque cardíaco, tudo o que posso dizer é que estes meninos fizeram história esta noite. Chorei com eles — declarou, emocionado, o presidente da Federação São-Marinense de Futebol, Marco Tura.
Em 5 de setembro, San Marino havia obtido, também contra Liechtenstein, o primeiro triunfo de sua história em um jogo oficial.
Até então, o pequeno país encravado na Itália tinha conseguido apenas uma vitória em um duelo amistoso disputado há 20 anos, precisamente contra Liechtenstein.
* AFP