O lendário Mike Tyson está sendo treinado por um brasileiro para a grande luta contra Jake Paul, nesta sexta-feira (14). Curitibano de 51 anos, Rafael Cordeiro tem presença frequente nas atividades do ex-campeão peso-pesado de boxe desde 2020 e é responsável por segurar a manopla para ele.
Ainda na sua juventude, Rafael Cordeiro tornou-se lutador de muay thai, na renomada equipe Chute Boxe, em Curitiba. Logo aos 19 anos ganhou seu grau preto e já ostentava três títulos brasileiros da modalidade.
Rafael Cordeiro atuou na equipe Chute Boxe ao lado de renomados lutadores como Anderson Silva, Wanderlei Silva, Mauricio Shogun e Murilo Ninja. Acompanhado desses atletas, chegou a fazer algumas lutas de vale-tudo.
Depois, em 1999, se tornou treinador na equipe. Porém, saiu logo depois e decidiu ir aos EUA fundar a equipe Kings MMA, em Huntington Beach, na Califórnia. Por lá, Rafael comandou campeões mundiais de MMA como Cris Cyborg, Lyoto Machida, Rafael dos Anjos, Fabrício Werdum, Yair Rodríguez e Sean Strickland. Ele foi eleito o melhor técnico de MMA do mundo em 2012 e 2015.