Depois dos quatro times da primeira divisão espanhola que se classificaram de forma direta nos jogos da Copa do Rei da Espanha de terça-feira, as outras quatro equipes da elite que jogaram nesta quarta-feira (30), Sevilla, Leganés, Celta e Girona também avançaram.
Em todos os casos a classificação aconteceu contra times de categoria amadora, da quinta ou sexta divisão, portanto as vitórias foram mais do que lógicas.
O Celta foi quem mais balançou as redes. Foram cinco gols na vitória por 5 a 1 na visita ao San Pedro, enquanto o Girona, terceiro colocado da última LaLiga espanhola, goleou por 4 a 0 o Extremadura fora de casa. O Sevilla venceu por 3 a 0 no campo do Las Rozas.
A equipe da primeira divisão que mais teve trabalho para se classificar foi o Leganés, que conseguiu derrotar por um apertado 2 a 1 o Ciudad de Lucena. O modesto time foi para o intervalo com um empate provisório em 1 a 1. No início do segundo tempo Juan Cruz marcou o gol da vitória aos sete minutos.
Além dos resultados, a primeira fase da Copa do Rei ficou marcada nesta quarta-feira pelo adiamento de vários jogos devido às enchentes devastadoras em várias regiões espanholas.
Foi o caso, por exemplo, dos duelos entre as duas principais equipes da cidade de Valência, capital da região mais castigada. Os duelos Parla x Valencia e Pontevedra x Levante foram remarcados para novembro, enquanto o jogo de outra equipe valenciana, o Manises, que receberia o Getafe, também foi adiado.
O confronto entre Chiclana e Osasuna, na Andaluzia, outra das regiões afetadas pela tempestade, que provocou pelo menos 95 mortos segundo o balanço oficial divulgado nesta quarta-feira, também foi postergado.
Estão dispensados de disputar a primeira fase os dois primeiros colocados do último campeonato espanhol, os gigantes Real Madrid e Barcelona e os dois finalistas da edição passada da Copa do Rei, que foram Athletic Bilbao e Mallorca.
* AFP