Em sua primeira competição após os Jogos Olímpicos de Paris 2024, a seleção brasileira de boxe estreou nesta sexta-feira (11), no Tammar Tournament, penúltimo evento internacional da temporada, em Tampere, na Finlândia.
Cinco brasileiros foram ao ringue, com três vitórias e duas derrotas. Ramon Conceição, Rebeca Lima e Joel Ramos venceram as primeiras lutas, porém Beatriz Soares e Radija Gama perderam nas estreias.
— É o primeiro torneio do ciclo de 2028, onde a Equipe Olímpica Permanente inicia testes com novos atletas viajando, representando o grupo principal. Estamos com uma equipe mista, entre alguns atletas do ciclo Paris e alguns desse grupo novo — explica Mateus Alves, head coach da equipe brasileira.
O primeiro brasileiro a lutar foi Ramon Conceição, nos 57kg. Ele encarou o ucraniano Oleksandr Tysmbal e venceu novamente por unanimidade com placar de 5 a 0.
Pelo mesmo placar, Rebeca Lima, nos 60kg, derrotou a holandesa Maud Van der Toorn. Apesar de ser mais baixa que a adversária, a brasileira conseguiu acertar bons golpes de esquerda e com bom volume de luta, venceu com facilidade.
A terceira vitória brasileira veio com Joel Ramos, na categoria acima de 92kg. Ele venceu de virada o italiano Dean Nwokedi Chime por decisão dividida. O baiano teve dificuldade nos golpes diretos no primeiro round, mas voltou mais ativo e garantiu a virada por 4 a 1.
Beatriz Soares acabou caindo na primeira luta, para a inglesa Kayla Allen, nos 66kg. A decisão foi dividida e o placar de 3 a 2 eliminou a brasileira.
Em sua primeira competição internacional, Radija Gama acabou sendo derrotada pela finlandesa Pihla Kaivo-oja. A atleta da casa é a grande estrela da competição, tendo disputado os Jogos Olímpicos de Paris-2024, alcançando as quartas de final do torneio. Por decisão unânime, a brasileira foi derrotada, mas com a categoria 50kg é disputada no sistema todas contra todas, ela volta ao ringue no sábado, para novo combate.