A brasileira Laura Pigossi derrotou a italiana Beatrice Ricci, 473ª do ranking mundial, por 6/7 (3), 6/3 e 6/3 em 2h55min de jogo e conquistou neste domingo (6), o título do Torneio Internacional Feminino de Tênis – Ano VII – Engie Open, competição de nível ITF W75, que foi disputado em São Paulo.
Com a vantagem de jogar em casa, a medalhista de bronze em duplas nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 e ouro em simples e duplas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 soube impor sua maior experiência para virar a partida diante da adversária de 21 anos.
Número 144 do ranking mundial da WTA, Pigossi ganhou o 11º título do circuito profissional e irá subir 16 posições na classificação, chegando ao 128º lugar.
— Eu amo jogar no território brasileiro, na frente da torcida. Isso me transforma e eu não admito deixar a quadra sem entregar tudo, mesmo que saia sentindo cãibras — disse a paulista de 30 anos, que ainda falou sobre seu desempenho na partida.
— No primeiro set eu estava prestando muita atenção no que ela estava fazendo e tive dúvidas no tiebreak. A partir do segundo set, percebi que ela estava mais cansada e optei por fazê-la correr e isso pesou no terceiro set. Senti também a parte física, mas a motivação do público ajudou muito.
O título de duplas ficou com a cazaque Zhibek Kulambayeva e a italiana Nicole Fossa Huego, que derrotaram a grega Eleni Christofi e a também italiana Aurora Zantedeschi por 3/6, 6/2 e 10-4.