O Brasil encerrou as provas de águas abertas do Campeonato Sul-Americano de Esportes Aquáticos, em Cali, na Colômbia, com mais uma medalha de ouro. Após as vitórias de Viviane Jungblut nos 5km e 10km, a equipe de revezamento, formada por Viviane e sua irmã Cibelle — prata nos 5km e 10km —, Bernardo Gavioli e Leonardo Macedo conquistaram o ouro com a marca de 1h08min55seg.
A medalha de prata ficou com a equipe do Equador, formada por Danna Martinez, Ana Vctoria Abad, David Farinango e Esteban Enderica, que fecharam com o tempo 1h09min56s. A Argentina, com Candela Giordanino, Romina Imwinkelried, Ignacio Stambuk e Franco Cassini, completou o pódio com a marca de 1h10min05seg.
Viviane, Cibelle e Bernardo são nadadores do Grêmio Náutico União, assim como a argentina Giordanino. Kiko Klaser também integrou a comissão técnica.
Nas provas de águas abertas do Sul-Americano, o Brasil terminou com três medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze. Viviane Jungblut, com três ouros, foi eleita a melhor atleta da competição no feminino.