O STU Pro Tour Rio de Janeiro voltará a ser realizado na Praça Duó, na Barra da Tijuca, entre os dias 14 a 20 de outubro. A competição terá quatro skatistas brasileiros que, em setembro, em Roma, na Itália, conquistaram o título mundial: Augusto Akio e Raicca Ventura, no Park, Gui Khury, no Vertical, e Rayssa Leal, no Street.
Gui Khury, da modalidade Park, mas um especialista desde muito novo no Vertical, coleciona marcas no Guiness World Records, como o primeiro skatista a realizar a manobra 1080 graus no Vertical e, o mais recente, o medalhista de ouro mais jovem dos X-Games, no masculino. E ele chega ao Rio após conquistar, também, o tricampeonato no MegaPark.
— Foi a realização de um sonho me tornar campeão mundial de Vertical, uma das conquistas mais importantes da minha carreira. Foi irado viver essa experiência. O mês de setembro foi muito especial, na verdade. Consegui vencer em Roma, pegar duas medalhas de ouro nos X-Games, acertar uma manobra inédita e ainda vencer o MegaPark na Greenbox. Estou muito empolgado pra competir no STU agora e manter essa sequência positiva — comenta Gui Khury.
Depois de uma temporada em que o foco era total na corrida olímpica rumo aos Jogos de Paris, onde conquistou a medalha de bronze, Rayssa Leal disputará em 2024 sua primeira competição em solo brasileiro, o que a deixa ainda mais motivada, especialmente após o título mundial.
— Estou muito feliz em voltar a competir no Brasil, ainda mais no STU do Rio, onde fui muito feliz nos últimos anos. A vibe é incrível, o visual é lindo, o público torce demais e é sempre um campeonato de alto nível. Sempre bom estar com os amigos na nossa casa — disse Rayssa, que é a atual tricampeã do STU Open Rio, nome da competição de 2017 a 2023 – Pâmela Rosa é bicampeã (2017 e 2019), com Letícia Bufoni levando em 2018.
Depois de disputar sua primeira Olimpíada, em Paris, onde por muito pouco não chegou a figurar entre as oito finalistas, Raicca Ventura se tornou a primeira skatista brasileira a vencer o mundial no Park.
— Para falar a verdade, ainda não caiu a ficha que sou campeã mundial. Ainda mais por ser um título inédito para uma brasileira no Park. Não consigo falar da minha felicidade neste momento. Isso só me motiva mais a continuar dando o meu melhor. Agora, teremos o Pro Tour no Rio e estou muito ansiosa para o evento. Alguns dos melhores skatistas do mundo vêm competir aqui no Brasil e o nível será muito alto. Tenho certeza de que vai ser muito legal — comenta a atleta de 17 anos.
No Park, o campeão mundial Augusto Akio, o Japinha, e o vice Pedro Barros estarão em ação.
— Foi uma honra muito grande representar o Brasil e ganhar o título mundial no Park. A bandeira brasileira é muito pesada, e dividir o pódio com um dos meus maiores ídolos, o Pedro Barros, tornou tudo ainda mais especial. Acho que o evento do Rio vai ser tão irado quanto. Temos skatistas de alto nível e vamos receber outros monstros de vários países. Será uma festa linda. Espero que todo mundo consiga dar um verdadeiro show para o público presente — projeta Japinha, que foi bronze em Paris-2024.