Com a chegada de Memphis Depay ao Corinthians, o Brasileirão alcançou o maior número de europeus em sua história: nove. O número cresceu consideravelmente na última década. Atualmente, o Campeonato Brasileiro reúne atletas da Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Irlanda do Norte, Portugal e Suíça.
Pensando nisso, Zero Hora criou uma lista para apresentar quem são os nove europeus que atuam no Brasileirão. Veja abaixo.
Os nove europeus que atuam no Brasileirão
Martin Braithwaite (Dinamarca - Grêmio)
Aos 33 anos, o atacante dinamarquês Martin Braithwaite chegou ao Grêmio em julho e assinou contrato até a metade de 2026. Ele estava livre no mercado após ter encerrado seu vínculo com o Espanyol, clube no qual ele foi um dos protagonistas no acesso à primeira divisão da Espanha, com 13 gols em 24 jogos.
Ao deixar a Dinamarca, foi destaque no Toulouse. Após breves períodos em times de menor expressão, ele se destacou no Leganés, na Espanha, desempenho que lhe rendeu uma transferência para Barcelona em fevereiro de 2020, por 18 milhões de euros. No Barça, não teve sequência no time titular. Ainda disputou duas Copas do Mundo pelo seu país: 2018 e 2022.
Héctor Hernández (Espanha - Corinthians)
Em agosto, o Corinthians anunciou a contratação do atacante espanhol Héctor Hernández, de 28 anos, que estava sem contrato desde a saída do Chaves, de Portugal. Ele iniciou a carreira no Las Palmas e logo chamou a atenção do Atlético de Madrid, onde ficou por sete anos e fez só seis jogos.
Sem espaço no Atlético, Héctor foi emprestado para cinco clubes durante o período em que foi contratado da equipe. Chegou ao Chaves em 2022 e foi um dos destaques da equipe nas últimas duas temporadas, mesmo com o rebaixamento do time para a segunda divisão no ano passado.
Yannick Bolasie (França/Congo - Criciúma)
Francês por nascença, mas com nacionalidade congolesa, Bolasie colecionou diversas experiências em clubes da Europa antes de vir ao futebol brasileiro. O atacante de 35 anos chegou ao Criciúma no início da temporada.
Foi no Crystal Palace, entre 2012 e 2016, que se destacou. Depois, foi contratado pelo Everton. No entanto, sua carreira foi interrompida devido a uma grave lesão no ligamento cruzado do joelho, que o afastou dos campos por um ano. Após seu retorno, passou por diversos clubes até chegar ao Brasil em definitivo.
El Arouch (França - Botafogo)
Meia de 20 anos, El Arouch chegou do Lyon ao Botafogo em uma espécie de "intercâmbio" da Eagle Football, empresa multi-clubes de John Textor.
Ele é uma das maiores revelações do clube francês nos últimos anos, mas não conseguiu sequência no time profissional por conta de lesões e problemas extracampo. Com isso, fez apenas três jogos pela equipe principal. No Botafogo, ainda não estreou.
Dimitri Payet (França - Vasco)
No Brasil desde meados de 2023, Dimitri Payet chegou ao Vasco após deixar o Olympique de Marselha, onde se tornou ídolo. O meia francês de 37 anos também teve grande destaque no West Ham entre 2015 e 2017.
Pela França, disputou 38 partidas e acabou cortado por lesão na Copa do Mundo de 2018, quando seu país foi campeão mundial pela segunda vez.
Memphis Depay (Holanda - Corinthians)
Recém contratado pelo Corinthians, Memphis Depay estava livre no mercado desde que deixou o Atlético de Madrid no final da última temporada europeia.
Revelado pelo PSV, da Holanda, o atacante de 30 anos ainda teve passagens por Manchester United, Lyon e Barcelona. Além disso, é o atual camisa 10 da seleção holandesa. Na carreira, soma 206 gols e 90 assistências em 534 jogos.
Jamal Lewis (Irlanda do Norte - São Paulo)
O lateral-esquerdo norte-irlandês Jamal Lewis chegou ao São Paulo na metade deste ano por empréstimo. Aos 26 anos, o jogador pertence ao Newcastle United e soma passagens por Watford e Norwich — onde foi revelado.
Lewis nasceu na Inglaterra, mas atua pela seleção da Irlanda do Norte, país natal de sua mãe. É o primeiro jogador britânico a defender o São Paulo. Seu vínculo com o clube vai até junho de 2025.
Tobias Figueiredo (Portugal - Criciúma)
Emprestado do Fortaleza ao Criciúma, Tobias Figueiredo nasceu em Portugal e iniciou a carreira nas categorias de base do Sporting, onde se profissionalizou.
O zagueiro de 30 anos tem passagens por Nacional-POR, Nottingham Forest e Hull City.
Maxime Dominguez (Suíça - Vasco)
O último reforço contratado pelo Vasco antes do fechamento da última janela de transferências foi o suíço Maxime Dominguez. O meio-campista de 28 anos assinou contrato com o clube carioca até dezembro de 2026.
O jogador tem passagens pela seleção de base de seu país e por clubes do leste europeu e de Portugal — pertencia ao Gil Vicente.
*Produção: Leonardo Bender