O Brasil venceu o Chile por 86 a 45, na noite de terça-feira (3), e garantiu uma vaga nas semifinais do Campeonato Sul-Americano feminino de basquete, que está sendo disputado em Santigo. Com a vitória sobre as donas da casa, a seleção brasileira chegou a três vitórias e uma derrota e está, provisoriamente, na liderança do Grupo A, seguida pela Argentina, que tem três vitórias em três jogos, e do Chile, que venceu duas e perdeu uma partida. Essas duas seleções se enfrentam nesta quarta (4) para definir o outro classificado.
O confronto com as donas da casa prometia ser tenso. Porém, com um ótimo aproveitamento no ataque, o time brasileiro controlou a partida deste os primeiros minutos e já no primeiro quarto abriu grande vantagem, marcando 25 a 11.
A diferença foi ampliada no segundo quarto e, no intervalo, o placar apontava 47 a 25 para as brasileiras, lideradas por mais uma boa atuação da ala-pivô Emanuely de Oliveira.
Com o apoio de sua torcida, o Chile só conseguiu equilibrar o terceiro período, quando o placar foi de 18 a 17 para o Brasil, que entrou nos 10 minutos decisivos vencendo por 23 pontos. E a superioridade ficou mais nítida ainda nesta parte final, quando as chilenas marcaram apenas três pontos contra 21 das brasileiras, que fecharam o jogo 41 pontos de frente.
A seleção teve 51% de aproveitamento nos arremessos de quadra, incluindo 13 bolas em 28 tentativas da linha dos três pontos.
Emanuely foi a cestinha da partida. Manu anotou 23 pontos, fez três assistências e pegou dois rebotes nos quase 31 minutos em que esteve em quadra. A armadora Cacá Martins fechou com um duplo-duplo de 12 pontos e 11 assistências. Ela quase fechou com outro índice de dois dígitos ao conseguir oito rebotes.
Mas o grande nome da partida foi a pivô Licinara, que se impôs no garrafão com 19 rebotes e 10 pontos. No Chile, Fernanda Ovalle terminou com 12 pontos.
De folga nesta quarta, o Brasil espera a rodada desta quarta para conhecer sua posição no grupo e o adversário da semifinal, que sairá do Grupo B, que é liderado pela já classificada Colômbia, que fez 62 a 54 sobre o Paraguai, que está em terceiro com uma vitória e uma derrota, e disputa a segunda vaga com a Venezuela, que tem a mesma campanha após vencer o Equador por 64 a 47.
O Sul-Americano classifica as três melhores seleções para a Copa América 2025, também no Chile.